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  1. Primeiros Passos

    Apresentação e Objetivos do Curso
  2. Princípios
    6 Tópicos
  3. Mitos
    4 Tópicos
  4. Aprender a aprender
    7 Tópicos
  5. Mentalidade
  6. Prepare-se para entrar nas áreas de T.I.
  7. Área Backend
    Introdução ao Backend
  8. Cargos Backend
  9. Salários Backend
  10. Arquiteturas Backend
    3 Tópicos
  11. O que não estudar
  12. Freelancer
  13. Faculdades relacionadas a Backend
  14. Configuração de máquina
  15. Roadmap 80/20 (Princípio de Pareto)
  16. Roadmap Primeira Vaga
    19 Tópicos
  17. ☑ Roadmap Backend passo a passo
    17 Tópicos
    |
    1 Teste
  18. Área Frontend
    Introdução ao Frontend
  19. Arquiteturas
    6 Tópicos
  20. Níveis de um desenvolvedor Frontend
  21. Salários Frontend
  22. Faculdades relacionadas a Frontend
  23. O que não estudar
  24. Cursos da área de frontend
  25. Configuração de máquina
  26. Portifólio
  27. Empreendedorismo
  28. Roadmap 80/20 (Princípio de Pareto)
  29. Roadmap Primeira Vaga
    27 Tópicos
  30. ☑ Roadmap Frontend passo a passo
  31. Área Fullstack
    Introdução ao Fullstack
  32. Cargos Fullstack
  33. Salários Fullstack
  34. O que não estudar
  35. Freelancer
  36. Faculdades relacionadas a Fullstack
  37. Configurações de máquina
  38. Roadmap 80/20 (Princípio de Pareto)
  39. Roadmap Primeira Vaga
    27 Tópicos
  40. ☑ Roadmap Fullstack passo a passo
  41. Área Mobile
    Introdução a Mobile
  42. Cargos Mobile
  43. Salários Mobile
  44. Arquiteturas Mobile
  45. O que não estudar
  46. Criar aplicativos próprios
  47. Freelancer
  48. Faculdades relacionadas a Mobile
  49. Configurações de máquina
  50. Roadmap 80/20 (Princípio de Pareto)
  51. Roadmap Primeira Vaga Android
    17 Tópicos
  52. Roadmap Primeira vaga IOS
    17 Tópicos
  53. Roadmap Primeira vaga Multiplataforma
    19 Tópicos
  54. ☑ Roadmap Mobile Android passo a passo
  55. ☑ Roadmap Mobile IOS passo a passo
  56. ☑ Roadmap Mobile Multiplataforma passo a passo
  57. Área de Dados
    Introdução a Dados
  58. Carreiras de Dados
  59. Faculdades relacionadas a Dados
  60. Cursos e Certificações
  61. Salários Dados
  62. O que não estudar
  63. Configurações de máquina
  64. Roadmap 80/20 (Princípio de Pareto)
  65. Roadmap Primeira Vaga Dados
  66. Roadmap Primeira Vaga - DBA
  67. ☑ Roadmap passo a passo - Dados
  68. ☑ Roadmap passo a passo - DBA
  69. Área Infraestrutura
    Introdução a Infraestrutura
  70. Carreias de Infraestrutura
  71. Faculdades relacionadas a Infraestrutura
  72. Cursos e Certificações de Infraestrutura
  73. Salários Infraestrutura
  74. O que não estudar
  75. Configurações de máquina
  76. Roadmap Primeira Vaga - Devops
  77. Roadmap Primeira Vaga - Cloud Engineer
  78. Roadmap Primeira Vaga - SRE
  79. Roadmap Primeira Vaga - Segurança da Informação
  80. ☑ Roadmap passo a passo - Devops
  81. ☑ Roadmap passo a passo - Cloud Engineer
  82. ☑ Roadmap passo a passo - SRE
  83. ☑ Roadmap passo a passo - Segurança da Informação
  84. Área Hardware
    Introdução a Hardware
  85. Carreiras Hardware
  86. Salários Hardware
  87. Faculdades relacionadas a Hardware
  88. O que não estudar
  89. Cursos da área de Hardware
  90. Certificações em Hardware
  91. Roadmap Primeira Vaga Hardware
  92. Roadmap Primeira Vaga IOT
  93. ☑ Roadmap Hardware passo a passo
  94. ☑ Roadmap IOT passo a passo
  95. Área de Jogos
    Introdução a Jogos
  96. Carreiras de Jogos
  97. Faculdades relacionadas a Jogos
  98. Salários Jogos
  99. O que não estudar
  100. Configurações de máquina
  101. Roadmap Primeira Vaga-Desenvolvedor de jogos
  102. ☑ Roadmap Desenvolvedor de Jogos passo a passo
  103. Área Produto
    Introdução a Produto
  104. Carreiras de Produto
    7 Tópicos
  105. Salários Produto
  106. Bom Saber
  107. O que não estudar
  108. Cursos da Área
  109. Certificações de Produto
  110. Empreendedorismo
  111. Configurações de máquina
  112. Roadmap Primeira Vaga
  113. ☑ Roadmap Produto passo a passo
  114. Área Gestão
    Introdução a Gestão
  115. Cargos Gestão
  116. Salários Gestão
  117. Faculdades relacionadas a Gestão
  118. Essencial Saber
  119. Bom saber
  120. O que não estudar
  121. Cursos da área de Gestão
  122. Certificações em Gestão
  123. Configurações de máquina
  124. Roadmap 80/20 (Princípio de Pareto)
  125. Roadmap Primeira Vaga
  126. ☑ Roadmap Gestão passo a passo
  127. Área Qualidade
    Introdução a Qualidade
  128. Carreiras em Qualidade
  129. Faculdades relacionadas a Qualidade
  130. Cursos relacionados
  131. Salários Qualidade
  132. Essencial saber
  133. Não precisa saber
  134. Configurações de máquina
  135. Roadmap 80/20 (Princípio de Pareto)
  136. Roadmap Primeira Vaga
  137. ☑ Roadmap Qualidade passo a passo
  138. Área de Design
    Introdução ao Design
  139. Carreiras de Design
  140. Salários Design
  141. Faculdades relacionadas a Design
  142. Essencial saber
  143. Não precisa saber
  144. Bom saber
  145. Cursos da Área de Design
  146. Empreededorismo
  147. Portifólio
  148. Configurações de máquina
  149. Roadmap Primeira Vaga
  150. ☑ Roadmap Design passo a passo
  151. Bônus
    Importância do Inglês
  152. Como ganhar dinheiro com TI
  153. Bootcamps
  154. Comunidades
  155. Hackatons
  156. A importância de um bom curriculo e portifólio
  157. A importância das Softskills
Módulo 2, Tópico 6
Em andamento

Glossário de termos de TI

Módulo Progresso
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Olá, pessoal! Como vocês estão? Sejam bem-vindos a mais um episódio do nosso curso. e hoje vamos mergulhar no maravilhoso mundo do glossário de T.I. e aprender sobre os 50 termos mais comuns neste universo em constante evolução. Ah, e prometo que será mais divertido do que parece à primeira vista!

Recomendo que por mais que seja um video mais longo você assista ele até o final pois a ideia é associar os termos com uma breve explicação e imagens para te ajudar na memorização, além disso fique a vontade para voltar a essa aula sempre que tiver dúvidas, todos os termos que irei mencionar também estarão na descrição desse video para uma rápida consulta.

Então bora começar?

1. Hardware e Dispositivos

Apresentador: Nossa primeira categoria é “Hardware e Dispositivos”. Nessa categoria, vamos falar sobre os termos relacionados aos componentes físicos e equipamentos computacionais que você provavelmente já conhece ou usa no dia a dia. Vamos lá?

  1. CPU – Unidade central de processamento, responsável por executar as instruções de um computador.
  2. GPU – Unidade de processamento gráfico, utilizada para processamento de imagens em alta performance.
  3. RAM – Memória de acesso aleatório, usada para armazenar temporariamente os dados que o computador precisa para executar suas tarefas.
  4. HDD/SSD – Unidades de armazenamento de dados, HDD é um disco rígido com peças mecânicas, enquanto o SSD é uma unidade de estado sólido sem peças móveis.
  5. USB – Interface utilizada para conectar dispositivos externos, como pendrives, mouses, teclados, etc.
  6. Monitor – Dispositivo de saída que exibe as informações de um computador em uma tela.
  7. Roteador – Dispositivo de rede que permite conectar vários dispositivos e redirecionar tráfego de internet entre eles.
  8. Access Point – Dispositivo de rede sem fio que fornece conexão a dispositivos sem fio.
  9. Mouse – Dispositivo de entrada que permite interagir com o computador através de movimentos na tela.
  10. Teclado – Dispositivo de entrada que permite inserir dados e comandos em um computador.

2. Software e Aplicativos

Apresentador: E agora, vamos para a categoria “Software e Aplicativos”. Aqui abordaremos alguns termos relacionados aos programas e ferramentas que executamos em nossos computadores e dispositivos eletrônicos. Confira a lista:

  1. Sistemas Operacionais – Software que controla o funcionamento do computador, gerenciando seus recursos e permitindo que outros programas sejam executados.
  2. Navegador – Aplicativo que permite acessar e navegar na internet.
  3. Antivírus – Software de segurança que protege o computador contra malware.
  4. Firewall – Software ou hardware que monitora e controla o tráfego de rede, permitindo ou bloqueando o acesso a recursos.
  5. Aplicativo – Programa que realiza uma tarefa específica em um computador ou dispositivo.
  6. Driver – Software que permite a comunicação entre o sistema operacional e um dispositivo externo conectado ao computador.
  7. Codec – Programa que codifica e decodifica arquivos de áudio e vídeo.
  8. VPN – Rede privada virtual, que permite conexão segura e privada entre dispositivos em uma rede pública.
  9. IDE – Ambiente de desenvolvimento integrado, conjunto de ferramentas para facilitar o desenvolvimento de software.
  10. SaaS – Software como serviço, modelo de negócio que oferece acesso a softwares hospedados na nuvem.

3. Internet e Redes

Apresentador: Seguindo em frente, vamos explorar a categoria “Internet e Redes”. Essa seção vai cobrir termos importantes para o mundo conectado em que vivemos. Prepare-se para expandir seus conhecimentos!

  1. IP – Protocolo de internet, endereço que identifica um dispositivo conectado à rede.
  2. DNS – Sistema de nome de domínio, traduz endereços de sites em endereços IP.
  3. ISP – Provedor de serviços de internet, empresa que fornece acesso à internet.
  4. WWW – World Wide Web, rede de documentos e recursos conectados à internet.
  5. Link – Conexão entre dois recursos, como uma página da web ou um arquivo.
  6. Nuvem – Armazenamento e processamento de dados em servidores remotos, acessados através da internet.
  7. Protocolo – Conjunto de regras que definem a comunicação entre dispositivos em uma rede.
  8. Bandwidth – Largura de banda, medida da quantidade de dados que podem ser transferidos em uma conexão de rede.
  9. Latência – Atraso entre o envio e o recebimento de dados em uma conexão de rede.
  10. Proxy – um servidor intermediário que atua como um gateway entre o cliente e o servidor, permitindo que o cliente faça uma solicitação a um servidor de destino indiretamente.

4. Programação e Desenvolvimento

Apresentador: Para os desenvolvedores e entusiastas da programação, a próxima categoria é “Programação e Desenvolvimento”. Vamos falar sobre termos que você encontra quando se aventura no incrível universo das linguagens de programação e suas aplicações. Confira:

  1. Linguagem de programação – um conjunto de regras, instruções e símbolos que são usados para escrever programas de computador.
  2. Front-end – a parte de um software que interage diretamente com o usuário final, incluindo a interface gráfica do usuário (GUI) e a lógica de apresentação.
  3. Back-end – a parte de um software que é responsável pelo processamento dos dados e pela lógica do negócio, que geralmente não é vista pelos usuários finais.
  4. Framework – uma estrutura de desenvolvimento de software que fornece uma base para a criação de aplicativos, facilitando a criação e manutenção do código.
  5. API – uma interface de programação de aplicativos, que permite que diferentes aplicativos e sistemas se comuniquem entre si.
  6. Git – um sistema de controle de versão de software que permite que os desenvolvedores colaborem em um projeto de maneira eficiente.
  7. Loop – um bloco de código que permite que um trecho de código seja executado repetidamente até que uma determinada condição seja atingida.
  8. Depuração (debug) – o processo de identificar e corrigir erros em um programa de computador.
  9. Compilador – um programa que traduz o código-fonte escrito em uma linguagem de programação para uma linguagem de máquina que o computador pode entender e executar.
  10. Recursividade – uma técnica de programação em que uma função chama a si mesma para resolver um problema.

5. Segurança da Informação

Apresentador: Por fim, mas não menos importante, temos a categoria “Segurança da Informação”. Estamos cada vez mais preocupados com a segurança e proteção de nossos dados e informações, certo? Aqui estão os termos mais comuns nesta área:

  1. Criptografia: É a prática de codificar e decodificar informações para mantê-las seguras e protegidas contra o acesso não autorizado. Ela é usada para garantir a privacidade de comunicações online e transações financeiras.
  2. Autenticação: É o processo de verificar a identidade de um usuário ou dispositivo para conceder acesso a um sistema ou aplicativo. A autenticação pode ser realizada por meio de senhas, chaves de segurança, reconhecimento facial ou de impressões digitais.
  3. Certificado digital: É um documento eletrônico que contém informações sobre a identidade de uma pessoa, empresa ou organização. Ele é usado para comprovar a autenticidade de um site, garantir a privacidade de informações transmitidas pela internet e assinar documentos digitalmente.
  4. Attack Vector: É um meio usado por um atacante para explorar uma vulnerabilidade em um sistema ou rede. O attack vector pode ser um software malicioso, uma mensagem de phishing ou um ataque de força bruta, entre outros.
  5. Phishing: É uma técnica usada por cibercriminosos para obter informações confidenciais de usuários, como senhas e dados de cartão de crédito, por meio de sites ou mensagens falsas que parecem ser legítimos.
  6. Malware: É um software malicioso projetado para danificar, invadir ou controlar um computador ou dispositivo móvel. Malwares comuns incluem vírus, trojans e spyware.
  7. Ransomware: É um tipo de malware que criptografa os arquivos de um usuário e exige um resgate em troca da chave para desbloqueá-los. Ele pode se espalhar rapidamente em uma rede e causar danos significativos.
  8. Exploit: É uma técnica usada por cibercriminosos para explorar uma vulnerabilidade em um sistema ou aplicativo e ganhar acesso não autorizado. Os exploits podem ser usados ​​para instalar malware, roubar informações ou realizar outras atividades maliciosas.
  9. Vulnerabilidade: É uma falha em um sistema ou aplicativo que pode ser explorada por um invasor para causar danos ou obter acesso não autorizado. As vulnerabilidades podem ser encontradas em softwares, redes ou dispositivos eletrônicos.
  10. WAF: Um Firewall de Aplicação Web (WAF) é um tipo de firewall que protege aplicativos web contra ataques de cibercriminosos. Ele pode filtrar o tráfego da web, bloquear ataques de injeção de SQL, cross-site scripting e outros tipos de ameaças.

Ufa, chegamos ao fim dessa viagem pelos 50 termos mais comuns no mundo da T.I.! Espero que tenha sido uma experiência enriquecedora e que agora você se sinta mais familiarizado com esse incrível universo da tecnologia.

No entanto, isso é só a ponta do iceberg! Há uma infinidade de outros termos e conceitos que você pode explorar e aprender. Afinal, o conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Então, não perca tempo: vá em busca de mais informações, pesquise, explore e mergulhe ainda mais fundo nesse mundo fascinante que é a tecnologia.

Muito obrigado por assistir a essa aula e até a próxima!