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Guia de Áreas de TI

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  1. Primeiros Passos

    Apresentação e Objetivos do Curso
  2. Princípios
    6 Tópicos
  3. Mitos
    4 Tópicos
  4. Aprender a aprender
    7 Tópicos
  5. Mentalidade
  6. Prepare-se para entrar nas áreas de T.I.
  7. Área Backend
    Introdução ao Backend
  8. Cargos Backend
  9. Salários Backend
  10. Arquiteturas Backend
    3 Tópicos
  11. O que não estudar
  12. Freelancer
  13. Faculdades relacionadas a Backend
  14. Configuração de máquina
  15. Conquiste sua 1º VAGA na Área de TI
  16. Roadmap 80/20 (Princípio de Pareto)
  17. Roadmap Primeira Vaga
    19 Tópicos
  18. Quiz Backend
    1 Teste
  19. Área Frontend
    Introdução ao Frontend
  20. Arquiteturas
    5 Tópicos
  21. Níveis de um desenvolvedor Frontend
  22. Salários Frontend
  23. Faculdades relacionadas a Frontend
  24. O que não estudar
  25. Cursos da área de frontend
  26. Configuração de máquina
  27. Portifólio
  28. Empreendedorismo
  29. Conquiste sua 1º VAGA na Área de TI
  30. Roadmap 80/20 (Princípio de Pareto)
  31. Roadmap Primeira Vaga
    25 Tópicos
  32. Quiz frontend
    1 Teste
  33. Área Fullstack
    Introdução ao Fullstack
  34. Cargos Fullstack
  35. Salários Fullstack
  36. O que não estudar
  37. Freelancer
  38. Faculdades relacionadas a Fullstack
  39. Configurações de máquina
  40. Conquiste sua 1º VAGA na Área de TI
  41. Roadmap 80/20 (Princípio de Pareto)
  42. Roadmap Primeira Vaga
    27 Tópicos
  43. Quiz fullstack
    1 Teste
  44. Área Mobile
    Introdução a Mobile
  45. Cargos Mobile
  46. Salários Mobile
  47. Arquiteturas Mobile
  48. O que não estudar
  49. Criar aplicativos próprios
  50. Freelancer
  51. Faculdades relacionadas a Mobile
  52. Configurações de máquina
  53. Roadmap 80/20 (Princípio de Pareto)
  54. Roadmap Primeira Vaga Android
    17 Tópicos
  55. Roadmap Primeira vaga IOS
    17 Tópicos
  56. Roadmap Primeira vaga Multiplataforma
    19 Tópicos
  57. Quiz mobile
    1 Teste
  58. Área de Dados
    Introdução a Dados
  59. Carreiras de Dados
  60. Faculdades relacionadas a Dados
  61. Cursos e Certificações
  62. Salários Dados
  63. O que não estudar
  64. Configurações de máquina
  65. Roadmap 80/20 (Princípio de Pareto)
  66. Roadmap Primeira Vaga Dados
  67. Quiz dados
    1 Teste
  68. Área Infraestrutura
    Introdução a Infraestrutura
  69. Carreias de Infraestrutura
  70. Faculdades relacionadas a Infraestrutura
  71. Cursos e Certificações de Infraestrutura
  72. Salários Infraestrutura
  73. O que não estudar
  74. Configurações de máquina
  75. Roadmap Primeira Vaga - Devops
  76. Roadmap Primeira Vaga - Cloud Engineer
  77. Roadmap Primeira Vaga - SRE
  78. Roadmap Primeira Vaga - Redes
  79. Roadmap Primeira Vaga - Servidores
  80. Roadmap Primeira Vaga - Segurança da Informação
  81. Quiz infraestrutura
    1 Teste
  82. Área Hardware
    Introdução a Hardware
  83. Carreiras Hardware
  84. Salários Hardware
  85. Faculdades relacionadas a Hardware
  86. O que não estudar
  87. Cursos da área de Hardware
  88. Roadmap Primeira Vaga Hardware
  89. Quiz hardware
    1 Teste
  90. Área de Jogos
    Introdução a Jogos
  91. Carreiras de Jogos
  92. Faculdades relacionadas a Jogos
  93. Salários Jogos
  94. O que não estudar
  95. Configurações de máquina
  96. Roadmap Primeira Vaga-Desenvolvedor de jogos
  97. Quiz jogos
    1 Teste
  98. Área Produto
    Introdução a Produto
  99. Carreiras de Produto
  100. Salários Produto
  101. Bom Saber
  102. O que não estudar
  103. Certificações de Produto
  104. Configurações de máquina
  105. Roadmap Primeira Vaga
  106. Quiz produto
    1 Teste
  107. Área Gestão
    Introdução a Gestão
  108. Cargos Gestão
  109. Salários Gestão
  110. Essencial Saber
  111. Bom saber
  112. Quiz Gestão de TI
    1 Teste
  113. Área Qualidade
    Introdução a Qualidade
  114. Carreiras em Qualidade
  115. Essencial saber
  116. Roadmap Primeira Vaga
  117. Quiz qualidade
    1 Teste
  118. Área de Design
    Introdução ao Design
  119. Carreiras de Design
  120. Cursos da Área de Design
  121. Quiz design
    1 Teste
  122. Bônus
    Como ganhar dinheiro com TI
  123. Bootcamps
  124. Comunidades
  125. Hackatons
  126. A importância de um bom curriculo e portifólio
  127. A importância das Softskills
Módulo 90 de 127
Em andamento

Introdução a Jogos

Roger.Santos 05/10/2023

Olá, seja bem-vindo(a) a mais uma aula incrível em nosso curso! Hoje, vamos embarcar juntos no fantástico e desafiador mundo dos jogos digitais, uma área em constante evolução e que promete muitas oportunidades de carreira.

Já pensou em fazer parte da criação de jogos que marcaram sua vida e compartilhar desse universo que envolve milhões de pessoas ao redor do mundo? Então, aperte os cintos e prepare-se para explorarmos juntos esse fascinante caminho!

A área de jogos em TI consiste no desenvolvimento de jogos digitais em plataformas variadas – como consoles, computadores e dispositivos móveis. Essa indústria combina criatividade, habilidades técnicas e paixão pelo universo dos jogos.

Mas engana-se quem pensa que trabalhar com jogos é só diversão! Há muito esforço, trabalho em equipe e dedicação envolvidos para criar aventuras memoráveis e garantir que os jogadores tenham uma ótima experiência.

Agora que estamos familiarizados com o contexto, que tal conhecermos as áreas de atuação e os desafios enfrentados por quem trabalha no desenvolvimento de jogos?

O desenvolvimento de jogos envolve diversas áreas de atuação, cada uma com suas especificidades e habilidades requeridas. Inclusive muitas delas não exigem codificação então se você deseja trabalhar com T.I. mas não deseja por a mão no código talvez essa seja a área correta para você, bora explorar as principais áreas relacionadas a Jogos Digitais!

1. Programação: Programadores são responsáveis pela implementação das mecânicas, regras e lógica dos jogos. Eles utilizam linguagens de programação, como C++, C# e Python, para criar os códigos que darão vida aos personagens e elementos do jogo.

2. Arte: Artistas gráficos e designers de jogos criam os conceitos, personagens, cenários e objetos que compõem o universo dos jogos. Eles trabalham em estreita colaboração com os programadores, garantindo que a arte seja integrada corretamente ao jogo.

3. Animação: Animadores dão movimento e fluidez aos personagens e elementos do jogo. Eles trabalham com ferramentas como o Blender e o Maya, buscando sempre criar animações naturais e realistas.

4. Game design: Game designers são responsáveis pela concepção do jogo como um todo, desde a jogabilidade até a narrativa. Eles guiam todas as etapas do desenvolvimento e ajudam a definir a visão geral do projeto.

5. Teste e qualidade: Testadores de jogos são essenciais para garantir que não existam falhas ou problemas que prejudiquem a experiência do jogador. Eles testam o jogo em todas as suas funcionalidades e reportam os erros encontrados.

6. Áudio: Compositores e engenheiros de som trabalham juntos para criar trilhas sonoras e efeitos que transportam os jogadores para o universo dos jogos. A música e os sons são vitais para estabelecer a atmosfera e tornar a experiência mais imersiva.

Desenvolver jogos é uma tarefa que exige muito trabalho, dedicação e perseverança. Com isso em mente, vamos abordar os principais desafios enfrentados pelos profissionais deste mercado:

1. Prazos apertados: Jogos muitas vezes têm prazos rigorosos, e a equipe precisa trabalhar de forma eficiente para cumprir esses objetivos. Isso pode levar a longas jornadas de trabalho e, às vezes, a estresse.

2. Trabalho em equipe: Desenvolver jogos requer colaboração constante entre diferentes áreas. É fundamental saber se comunicar e trabalhar em conjunto para garantir que o jogo seja bem-sucedido.

3. Aprendizado contínuo: A indústria de jogos está sempre evoluindo, e os profissionais precisam se atualizar constantemente. Seja em relação às linguagens de programação, ferramentas ou tendências do mercado, o aprendizado nunca para.

4. Lidar com críticas: Jogos são produtos consumidos por uma vasta audiência, o que faz com que as opiniões sejam extremamente diversas. Profissionais do ramo precisam ser resilientes e saber lidar com críticas construtivas e negativas.

Os profissionais que trabalham com jogos precisam ser criativos, resilientes, apaixonados pela área e dispostos a aprender sempre. Essas características, aliadas às habilidades técnicas, são fundamentais para enfrentar os desafios do mercado.

O dia a dia de um profissional de jogos envolve reuniões de equipe, desenvolvimento de projetos, aperfeiçoamento constante das habilidades e a busca por soluções criativas para problemas que surgem ao longo do processo.

Então se você é apaixonado por jogos, tem talento e disposição para enfrentar os desafios da área, com certeza, essa é uma carreira promissora! A indústria de jogos vem crescendo a cada ano e as oportunidades de carreira são diversas.

Ao seguir no módulo de jogos deste curso, você estará dando o primeiro passo para se tornar um profissional bem preparado para ingressar no mercado. Esperamos que você tenha gostado e esteja motivado a seguir nessa jornada pelo mundo dos jogos digitais e comece a explorar a fundo essa área! até mais.