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Guia de Carreira Backend

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  1. Primeiros Passos

    Princípios
    6 Tópicos
  2. Mitos
    4 Tópicos
  3. Aprender a aprender
    7 Tópicos
  4. Mentalidade
  5. Área Backend
    Introdução ao Backend
  6. Cargos Backend
  7. Salários Backend
  8. Arquiteturas Backend
    3 Tópicos
  9. O que não estudar
  10. Freelancer
  11. Faculdades relacionadas a Backend
  12. Configuração de máquina
  13. Conquiste sua 1º VAGA na Área de TI
  14. Roadmap 80/20 (Princípio de Pareto)
  15. Roadmap Primeira Vaga
    19 Tópicos
  16. Quiz Backend
    1 Teste
  17. Bônus
    Como ganhar dinheiro com TI
  18. Bootcamps
  19. Comunidades
  20. Hackatons
  21. A importância de um bom curriculo e portifólio
  22. A importância das Softskills
Módulo 1, Tópico 6
Em andamento

Glossário de termos de TI

Módulo Progresso
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Olá, pessoal! Como vocês estão? Sejam bem-vindos a mais um episódio do nosso curso. e hoje vamos mergulhar no maravilhoso mundo do glossário de T.I. e aprender sobre os 50 termos mais comuns neste universo em constante evolução. Ah, e prometo que será mais divertido do que parece à primeira vista!

Recomendo que por mais que seja um video mais longo você assista ele até o final pois a ideia é associar os termos com uma breve explicação e imagens para te ajudar na memorização, além disso fique a vontade para voltar a essa aula sempre que tiver dúvidas, todos os termos que irei mencionar também estarão na descrição desse video para uma rápida consulta.

Então bora começar?

1. Hardware e Dispositivos

Apresentador: Nossa primeira categoria é “Hardware e Dispositivos”. Nessa categoria, vamos falar sobre os termos relacionados aos componentes físicos e equipamentos computacionais que você provavelmente já conhece ou usa no dia a dia. Vamos lá?

  1. CPU – Unidade central de processamento, responsável por executar as instruções de um computador.
  2. GPU – Unidade de processamento gráfico, utilizada para processamento de imagens em alta performance.
  3. RAM – Memória de acesso aleatório, usada para armazenar temporariamente os dados que o computador precisa para executar suas tarefas.
  4. HDD/SSD – Unidades de armazenamento de dados, HDD é um disco rígido com peças mecânicas, enquanto o SSD é uma unidade de estado sólido sem peças móveis.
  5. USB – Interface utilizada para conectar dispositivos externos, como pendrives, mouses, teclados, etc.
  6. Monitor – Dispositivo de saída que exibe as informações de um computador em uma tela.
  7. Roteador – Dispositivo de rede que permite conectar vários dispositivos e redirecionar tráfego de internet entre eles.
  8. Access Point – Dispositivo de rede sem fio que fornece conexão a dispositivos sem fio.
  9. Mouse – Dispositivo de entrada que permite interagir com o computador através de movimentos na tela.
  10. Teclado – Dispositivo de entrada que permite inserir dados e comandos em um computador.

2. Software e Aplicativos

Apresentador: E agora, vamos para a categoria “Software e Aplicativos”. Aqui abordaremos alguns termos relacionados aos programas e ferramentas que executamos em nossos computadores e dispositivos eletrônicos. Confira a lista:

  1. Sistemas Operacionais – Software que controla o funcionamento do computador, gerenciando seus recursos e permitindo que outros programas sejam executados.
  2. Navegador – Aplicativo que permite acessar e navegar na internet.
  3. Antivírus – Software de segurança que protege o computador contra malware.
  4. Firewall – Software ou hardware que monitora e controla o tráfego de rede, permitindo ou bloqueando o acesso a recursos.
  5. Aplicativo – Programa que realiza uma tarefa específica em um computador ou dispositivo.
  6. Driver – Software que permite a comunicação entre o sistema operacional e um dispositivo externo conectado ao computador.
  7. Codec – Programa que codifica e decodifica arquivos de áudio e vídeo.
  8. VPN – Rede privada virtual, que permite conexão segura e privada entre dispositivos em uma rede pública.
  9. IDE – Ambiente de desenvolvimento integrado, conjunto de ferramentas para facilitar o desenvolvimento de software.
  10. SaaS – Software como serviço, modelo de negócio que oferece acesso a softwares hospedados na nuvem.

3. Internet e Redes

Apresentador: Seguindo em frente, vamos explorar a categoria “Internet e Redes”. Essa seção vai cobrir termos importantes para o mundo conectado em que vivemos. Prepare-se para expandir seus conhecimentos!

  1. IP – Protocolo de internet, endereço que identifica um dispositivo conectado à rede.
  2. DNS – Sistema de nome de domínio, traduz endereços de sites em endereços IP.
  3. ISP – Provedor de serviços de internet, empresa que fornece acesso à internet.
  4. WWW – World Wide Web, rede de documentos e recursos conectados à internet.
  5. Link – Conexão entre dois recursos, como uma página da web ou um arquivo.
  6. Nuvem – Armazenamento e processamento de dados em servidores remotos, acessados através da internet.
  7. Protocolo – Conjunto de regras que definem a comunicação entre dispositivos em uma rede.
  8. Bandwidth – Largura de banda, medida da quantidade de dados que podem ser transferidos em uma conexão de rede.
  9. Latência – Atraso entre o envio e o recebimento de dados em uma conexão de rede.
  10. Proxy – um servidor intermediário que atua como um gateway entre o cliente e o servidor, permitindo que o cliente faça uma solicitação a um servidor de destino indiretamente.

4. Programação e Desenvolvimento

Apresentador: Para os desenvolvedores e entusiastas da programação, a próxima categoria é “Programação e Desenvolvimento”. Vamos falar sobre termos que você encontra quando se aventura no incrível universo das linguagens de programação e suas aplicações. Confira:

  1. Linguagem de programação – um conjunto de regras, instruções e símbolos que são usados para escrever programas de computador.
  2. Front-end – a parte de um software que interage diretamente com o usuário final, incluindo a interface gráfica do usuário (GUI) e a lógica de apresentação.
  3. Back-end – a parte de um software que é responsável pelo processamento dos dados e pela lógica do negócio, que geralmente não é vista pelos usuários finais.
  4. Framework – uma estrutura de desenvolvimento de software que fornece uma base para a criação de aplicativos, facilitando a criação e manutenção do código.
  5. API – uma interface de programação de aplicativos, que permite que diferentes aplicativos e sistemas se comuniquem entre si.
  6. Git – um sistema de controle de versão de software que permite que os desenvolvedores colaborem em um projeto de maneira eficiente.
  7. Loop – um bloco de código que permite que um trecho de código seja executado repetidamente até que uma determinada condição seja atingida.
  8. Depuração (debug) – o processo de identificar e corrigir erros em um programa de computador.
  9. Compilador – um programa que traduz o código-fonte escrito em uma linguagem de programação para uma linguagem de máquina que o computador pode entender e executar.
  10. Recursividade – uma técnica de programação em que uma função chama a si mesma para resolver um problema.

5. Segurança da Informação

Apresentador: Por fim, mas não menos importante, temos a categoria “Segurança da Informação”. Estamos cada vez mais preocupados com a segurança e proteção de nossos dados e informações, certo? Aqui estão os termos mais comuns nesta área:

  1. Criptografia: É a prática de codificar e decodificar informações para mantê-las seguras e protegidas contra o acesso não autorizado. Ela é usada para garantir a privacidade de comunicações online e transações financeiras.
  2. Autenticação: É o processo de verificar a identidade de um usuário ou dispositivo para conceder acesso a um sistema ou aplicativo. A autenticação pode ser realizada por meio de senhas, chaves de segurança, reconhecimento facial ou de impressões digitais.
  3. Certificado digital: É um documento eletrônico que contém informações sobre a identidade de uma pessoa, empresa ou organização. Ele é usado para comprovar a autenticidade de um site, garantir a privacidade de informações transmitidas pela internet e assinar documentos digitalmente.
  4. Attack Vector: É um meio usado por um atacante para explorar uma vulnerabilidade em um sistema ou rede. O attack vector pode ser um software malicioso, uma mensagem de phishing ou um ataque de força bruta, entre outros.
  5. Phishing: É uma técnica usada por cibercriminosos para obter informações confidenciais de usuários, como senhas e dados de cartão de crédito, por meio de sites ou mensagens falsas que parecem ser legítimos.
  6. Malware: É um software malicioso projetado para danificar, invadir ou controlar um computador ou dispositivo móvel. Malwares comuns incluem vírus, trojans e spyware.
  7. Ransomware: É um tipo de malware que criptografa os arquivos de um usuário e exige um resgate em troca da chave para desbloqueá-los. Ele pode se espalhar rapidamente em uma rede e causar danos significativos.
  8. Exploit: É uma técnica usada por cibercriminosos para explorar uma vulnerabilidade em um sistema ou aplicativo e ganhar acesso não autorizado. Os exploits podem ser usados ​​para instalar malware, roubar informações ou realizar outras atividades maliciosas.
  9. Vulnerabilidade: É uma falha em um sistema ou aplicativo que pode ser explorada por um invasor para causar danos ou obter acesso não autorizado. As vulnerabilidades podem ser encontradas em softwares, redes ou dispositivos eletrônicos.
  10. WAF: Um Firewall de Aplicação Web (WAF) é um tipo de firewall que protege aplicativos web contra ataques de cibercriminosos. Ele pode filtrar o tráfego da web, bloquear ataques de injeção de SQL, cross-site scripting e outros tipos de ameaças.

Ufa, chegamos ao fim dessa viagem pelos 50 termos mais comuns no mundo da T.I.! Espero que tenha sido uma experiência enriquecedora e que agora você se sinta mais familiarizado com esse incrível universo da tecnologia.

No entanto, isso é só a ponta do iceberg! Há uma infinidade de outros termos e conceitos que você pode explorar e aprender. Afinal, o conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Então, não perca tempo: vá em busca de mais informações, pesquise, explore e mergulhe ainda mais fundo nesse mundo fascinante que é a tecnologia.

Muito obrigado por assistir a essa aula e até a próxima!