Guia de Carreira Fullstack
-
Primeiros Passos
Princípios6 Tópicos -
Mitos4 Tópicos
-
Aprender a aprender7 Tópicos
-
Mentalidade
-
Área FullstackIntrodução ao Fullstack
-
Cargos Fullstack
-
Salários Fullstack
-
O que não estudar
-
Freelancer
-
Faculdades relacionadas a Fullstack
-
Configurações de máquina
-
Conquiste sua 1º VAGA na Área de TI
-
Roadmap 80/20 (Princípio de Pareto)
-
Roadmap Primeira Vaga27 Tópicos
-
Internet
-
OS e Conhecimentos Gerais
-
HTML
-
CSS
-
Javascript
-
Consumir APIS
-
Gerenciador de pacotes
-
Controle de Versão
-
Framework JS
-
Framework CSS
-
Pré-processadores css
-
Inicio dos estudos de Backend
-
Escolher Linguagem Backend
-
Bancos de Dados
-
Criar Apis
-
Padrões de Arquitetura
-
Webservers
-
Build e Deploy (CI/CD básico)
-
Computação em Nuvem básico
-
Métodologias Ágeis
-
Inglês básico
-
Softskills
-
Faça projetos
-
Preparar Curriculo
-
Aplicar para vagas
-
Preparar para entrevistas
-
Continue estudando...
-
Internet
-
Quiz fullstack1 Teste
-
BônusComo ganhar dinheiro com TI
-
Bootcamps
-
Comunidades
-
Hackatons
-
A importância de um bom curriculo e portifólio
-
A importância das Softskills
Como Funciona um computador
Olá, galera! Hoje, temos uma missão especial: desvendar os segredos de como um computador funciona!
Falaremos sobre três tópicos que vão te ajudar a entender um pouco mais do mundo da tecnologia:
1. A mágica por trás do computador – Vamos explorar o coração da sua máquina e entender como tudo começa lá dentro.
2. Hardware – As engrenagens que movem o mundo digital – Vamos entender como todas essas peças trabalham juntas para realizar coisas incríveis!
3. Programação – O poder das linguagens que controlam o hardware – Você vai descobrir o verdadeiro poder das linguagens de programação e como elas atuam no hardware do computador.
Vamos começar nossa conversa desvendando os principais componentes do computador e como eles se comunicam. Imaginem que nosso computador é uma grande orquestra, onde cada parte desempenha um papel fundamental para que a música aconteça, ou melhor, para que tudo funcione direitinho.
Primeiramente, temos o cérebro da máquina, o famoso processador! É ele que toma as decisões, faz os cálculos e coordena todas as ações do computador. Porém, nenhum cérebro trabalha sozinho, por isso, ele conta com a memória RAM, que armazena as informações temporariamente enquanto usamos nossos programas e jogos. Ah, e não podemos esquecer do HD ou SSD, onde guardamos nossas fotos, vídeos e documentos, ou seja, a casa de todos os nossos arquivos.
E nosso computador também precisa se comunicar, é onde entra a placa-mãe, ela conecta todos os componentes, fazendo com que eles funcionem harmoniosamente. Por último, mas não menos importante, temos as placas de vídeo e som, que nos permitem ver e ouvir tudo o que acontece no mundo digital.
Agora vamos entender como todas essas peças trabalham juntas!
Antes de mais nada, o hardware do computador é como uma engrenagem, onde cada componente desempenha um papel específico para que as coisas fluam? Tudo começa com o sistema operacional – o maestro dessa orquestra – que coordena, encaminha e determina como cada parte do hardware deve interagir.
Quando digitamos algo no teclado, por exemplo, a informação é enviada ao processador, que vai interpretar nossas ações e decidir o que fazer a seguir. Se olharmos mais de perto, perceberemos milhões de transistores trabalhando a todo vapor. Essas pequenas peças são a base da arquitetura dos computadores e são o que torna tudo isso possível.
Na placa de vídeo, onde os pixels são criados e, através do cabo HDMI ou VGA, essas informações são enviadas para o monitor para que possamos ver a imagem final. Ao mesmo tempo, a placa de som capta e processa os áudios, enviando-os para os alto-falantes ou fones de ouvido.
Agora, é hora de falar sobre as linguagens de programação e como elas estão lá, no comando de tudo o que o hardware faz!
As linguagens de programação são como idiomas usados para se comunicar com o hardware do seu computador. Programadores de todos os cantos do mundo escrevem linhas e mais linhas de código que, depois, são transformadas em instruções para o hardware executar. São elas que movimentam seu game favorito, abrem seu navegador da internet ou mesmo enviam mensagens no WhatsApp.
Então, quando você joga um jogo ou assiste a um filme no seu computador, existem várias linguagens de programação trabalhando em conjunto para tornar isso possível. Python, JavaScript, C++… Essas são algumas das muitas linguagens disponíveis, e cada uma delas possui suas particularidades e aplicabilidades.
E para que o computador faça o que você espera, você precisa escrever comandos para ele interpretar e executar de acordo. Programação nada mais é do que isso. Instruções.
E é isso pessoal, até a próxima aula, pessoal! Continue explorando, descobrindo e expandindo seu conhecimento sobra o universo de TI. A cada aula os conceitos vão ficar cada vez mais simples! Grande abraço!